Minha lista de blogs

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MIRO BORGES: FMI METENDO O BEDELHO NA ECONOMIA BRASILEIRA. POR MIM EU QUERO É QUE ELES SE DANEM.

ESTE EDIFÍCIO CINZENTO É A SEDE DO FMI. ESTE ORGÃO GOVERNOU O BRASIL  NO ÚLTIMO MANDATO DO FAROL, QUE MANDOU O MALANTA SUBIR SUAS ESCADAS 3 VEZES DE PÍRES NA MÃO. DE MANSINHO, ESTÃO QUERENDO VOLTAR COM A FAMOSA ECONOMIA RODA PRESA DO FAROL, EM DETRIMENTO DO PROGRESSO, DOS TRABALHADORES E FAVOR DOS RENTISTAS.

ALTAMIRO BORGES:

Apesar da perda de credibilidade e das recentes mudanças na sua direção, o Fundo Monetário Internacional (FMI) continua sendo um instrumento da oligarquia financeira e um antro de neoliberais. Ele não tem nada de neutro, de técnico. Ele reflete as opiniões e os interesses do capital rentista, responsável pela desregulamentação do setor e pela quebradeira da economia no mundo.

Mais aperto monetário e fiscal

Nesta semana, o FMI voltou a meter o seu bedelho no Brasil. Segundo relato de Daniela Machado, do jornal Valor, o órgão estaria preocupado com os “sinais de superaquecimento da economia brasileira”. Além de apoiar a alta dos juros e a restrição ao crédito, o FMI “avalia que mais medidas de aperto fiscal seriam importantes no processo de combate à inflação” e ainda se opõe ao uso de medidas de controle do fluxo de capital especulativo.

Os palpites infelizes do FMI têm como base a defesa do tripé neoliberal na macroeconomia. Mais arrocho monetário (juros altos e restrições ao crédito), mais aperto fiscal (superávit elevado e cortes dos gastos públicos) e mais libertinagem financeira (câmbio flutuante e livre fluxo de capitais). Eles servem unicamente aos interesses dos agiotas do “deus-mercado”.

Os trabalhadores que se danem!


Mesmo reconhecendo que o repique inflacionário decorre do aumento internacional dos preços das commodities, o FMI “alerta” o governo para a chamada “pressão do mercado de trabalho”. Em outras palavras, ele teme que a geração de empregos reforce o poder de barganha dos sindicatos por reajustes salariais. O freio na economia serviria para conter a luta dos trabalhadores.

Sem explicitar, o FMI também reforça o coro dos empresários e da mídia patronal contra a valorização do salário mínimo, fixada no acordo entre as centrais sindicais e o governo Lula. O alvo é o aumento de 14% previsto para o início de 2012. O objetivo é melar, rasgar, o acordo firmado. O FMI quer manter o lucro dos rentistas; os trabalhadores que se danem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário