Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de agosto de 2011

OS HOMENS DA GRANA: MAIS ESTADO PLEASE!



VICHE, TEM AMERICANO BILIARDÁRIO, RECLAMANDO QUE NÃO PAGA IMPOSTO! 
AI, AI, VÃO TER QUE ACOSTUMAR COM UM ESTADO MAIOR, AO INVÉZ DO MÍNIMO.





'MILIONÁRIOS PATRIÓTICOS': MAIS ESTADO
Primeiro, o megabilionário norte-americano Warren Buffet -dono de um patrimônio líquido de US$ 50 bi--   escreveu um texto jocoso no Time, no dia 15 de agosto. A contrapelo do ultra-neoliberalismo que pretende escavar o abismo  com um duplo degrau de arrocho  fiscal e vetos à taxação dos ricos, Buffet convocou o fisco dos EUA a deixar de mimá-lo com isenções absurdas da era Bush.

"Enquanto os pobres e a classe média lutam por  nós no Afeganistão, e enquanto a maioria dos americanos luta para sobreviver, nós, os megarricos, continuamos  a receber nossos extraordinários incentivos  fiscais". Buffet poderia ter incluído uma menção generalista citando a extinção da CPMF no Brasil, promovida em 2007 por uma coalizão midiático-conservadora. Passemos. 


Nesta 3º feira, foi a vez de um grupo de 16 endinheirados franceses seguir seu caminho. Em carta  enviada ao  'Le Nouvel Observateur' eles conclamam o Estado francês a assumir suas responsabilidades fazendárias  instituindo taxa extra sobre grandes fortunas. Tem aí um  jogo combinado com Sarkozy.

O  aspirante a 'petit de Gaulle' anuncia nesta 4º feira medidas de arrocho para conter o déficit público. Um adicional mínimo sobre grandes fortunas  suavizaria  a percepção crescente de que há um  escalpo em marcha no planeta: os prejuízos com a crise  serão compartilhados de forma isonômica com os pobres que não usufruiram os lucros precedentes. 

O jogral orquestrado não exclui a preocupação subjacente de um gesto preventivo para não perder os dedos. No caso dos EUA o dono da mão diz claramente que os centuriões encarregados de protege-la foram longe de mais: ‘Meus amigos e eu já fomos bastante mimados por um Congresso amigável com os bilionários', denunciou Buffet. A forma caricata como as coisas se manifestam em certos momentos não deve ofuscar a a gravidade das tensões que elas revelam. A crise atingiu um ponto tal que franjas de endinheirados começam a a acenar com anéis, ainda que sejam imitações baratas dos originais guardados nos cofres.

O privilégio desfrutado no ciclo neoliberal, segundo os próprios beneficiados, só foi possível porque o Estado recuou a ponto de se inviabilizar fiscalmente, substituindo o imposto sobre a riqueza por um endividamento público paralisante. Para  metabolizar o passivo resultante desse processo três formas são identificáveis na história: a) hiperinflação ou guerra devastadora, ambas dotadas de capacidade destrutiva para eliminar fisicamente uma parte do problema; b) imposto significativo sobre grandes fortunas, sobretudo do setor financeiro; c) arrocho, desemprego e sequestro de direitos sociais.

EDITORIAL DA CARTA MAIOR DO DIA 24. 08.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário