Minha lista de blogs

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

RAUL ENSINA COMO VIRAR PORCALISTA!





ESTE TUCANO GRAFT ZEPELLIN, FOI CHEFE DE PORCALISTAS NA REDE, EM 2010.






COMO “VIRAR” JORNALISTA? 

Raul Longo* 

Alguma vez já pensou em ser jornalista? Quem é que não? Nos últimos anos todo cidadão com acesso à Internet se tornou um formador de opinião. Não são poucos os que acorrem a distribuir aos seus correspondentes qualquer absurdo que abaixe nas suas caixas de correio eletrônico.

Você mesmo(a)! Ou vai negar que postou fotos do interior de um luxuoso avião das arábias com diversos detalhes foliados a ouro, jurando de pé junto ser o “aerolula”? Pois você mesmo, fazendo pose de escandalizado, há poucos dias também distribuiu acusação ao mesmo presidente (agora ex) por ter aceitado a oferta de carona em avião de deputado corrupto.

Não dá para saber se o voo foram os 30 minutos mais confortáveis da vida de Lula, mas e o avião que, segundo você, os brasileiros compraram para ele?

Apedeuto (ou “apedeuta” como você prefere), Lula se esqueceu de comprar apartamento com pista de pouso e voltou a morar no mesmo do ABC paulista que já possuía antes de ocupar o cargo. Talvez só por isso deixou o avião de herança para a Dilma e seus vindouros sucessores.

Ou será que aquele plano de perpetuidade de poder descoberto pela CIA e que você distribuiu para seus correspondentes provando a intenção de Lula se tornar um ditador, foi adiado para quando, então, Lula retomará o avião foliado a ouro que deixou guardado no hangar da Presidência?

Da fazenda do filho do Lula, você distribuiu até fotos, está lembrado(a)? E deu trabalho para o dono da fazenda, um dos maiores criadores e exportadores de gado Nelore do Brasil, para desmentir a história que prejudicou os negócios do homem. Ele teve de noticiar que a fazenda nunca esteve à venda e sequer recebeu proposta de compra de ninguém.

Outra sua foi aquela distribuição de fotos de coletores de ovos de tartarugas no Rio Solimões. Você distribuiu pra todo mundo, demonstrando que os órgãos federais são displicentes com o meio ambiente, mas não percebeu a evidência de que o ambiente das fotos é uma praia de mar assim como a tartaruga é marinha e não existe na Amazônia. Só depois se descobriu que quem iniciou a distribuição das fotos produzidas na Costa Rica, foi o portal do Deputado Raul Jungmann, chefe do INCRA do governo FHC. Fez você acreditar que o mar do Caribe é o Rio Solimões e rapidinho você repassou a mesma conversa fiada em seus correspondentes.

Aliás, você se especializou em distribuir mensagens de problemas ocorridos nos tempos de FHC, atribuindo-os ao Lula. Foi o caso do empresário de São Leopoldo que você considerou herói e santo porque a Revista Exame, da Editora Abril, publicou uma reclamação do homem contra a Previdência. 

Você tentou convencer seus correspondentes de que Silvanio Geremias estaria reclamando do governo Lula, mas não reparou num detalhe: a matéria da Exame com a reclamação do “bom” empresário foi publicada em 1996, em pleno governo FHC.

O chato é que você tanto elogiou o Geremias, falou tão bem do empresário de São Leopoldo, e o pilantra foi condenado por desvio milionário de dinheiro para o exterior.

Ou seja, nesse seu jornalismo amador pela internet, nos últimos anos realmente você conseguiu formar uma opinião entre seus correspondentes. Mas muito mais uma opinião a seu próprio respeito do que sobre este ou aquele governo.

Dos governos, entre seus correspondentes, talvez tenha se levantado uma dúvida, pois quando um grupo de políticos precisa de pessoas como você para espalhar tantas mentiras mal contadas, claro que levanta suspeitas. Já de você por certo seus correspondentes não tenham nenhuma suspeita ou desconfiança, mas sem dúvida puderam formar uma certeza.

Já que você gosta de usar seu computador e a internet para brincar de jornalista, preste atenção nestas matérias que são uma aula para tornar o que você distribui um pouco mais convincente do que aquelas mentiras encabeçadas com frases “essa é pra distribuir para todos”, “é pra espalhar pelo ventilador”, “todo brasileiro precisa saber”, e outras estímulos para os trouxas. Aprenda a usar o photoshop e vire um jornalista igualzinho aos do jornal Folha de São Paulo, da revista Veja, ou até, quem sabe, possa fazer especialização em jornalismo de hipóteses como o da TV Globo.

Você e seu computador têm um grande futuro pela frente.



*Raul Longo

Nascido em 1951 na cidade de São Paulo, atuou como redator publicitário e jornalista nas seguintes capitais brasileiras: São Paulo, Salvador, Recife, Campo Grande e Rio de Janeiro, também realizando eventos culturais e sociais como a “Mostra de Arte Sulmatogrossense”, (Circulo Cultural Miguel de Cervantes/SP), “Mostra de Arte Latinoamericana” (Centro Cultural Vergueiro/SP) e o Seminário Indigenista (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CG). Premiado em concursos literários nacionais promovidos pelo Unibanco, Rede Globo e Editora Abril; pelo Circulo Cultural Miguel de Cervantes; e pelo governo do Estado do Paraná. Publicou Filhos de Olorum – Contos e cantos de candomblé pela Cooeditora de Curitiba, e poemas escritos durante estada no Chile: A cabeça de Pinochet, pela Editora Metrópolis de São Paulo. Obteve montagem de duas obras teatrais: Samba/Jazz of Gafifa, no teatro Glauce Rocha da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande; e Graças &; glórias nacionais, no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo.


Atualmente reside em Florianópolis, Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário