Minha lista de blogs

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

GRÉCIA. "TEORIA DA GRADAÇÃO" NÃO UTILIZADA. NEOLIBERALISMO DESGRAÇA O PAÍS

GRÉCIA: UM DIA DE FÚRIA: 
ATENAS É PALCO DE UMA VERDADEIRA BATALHA CAMPAL, APÓS A APROVAÇÃO DO PLANO DE ARROCHO.

Um cenário de destruição envolvido por espessa nuvem de gás lacrimogênio Essa é a fotografia-síntese da reação popular à aprovação do plano de arrocho que subtrai 1/3 do PIB da Grécia para pagamentos aos credores. Inicialmente circunscrita às imediações da praça Syntagma, sede do Parlamento, a revolta se alastrou por todos os bairros, persistindo até o anoitecer da 4º feira.


 Atenas tornou-se uma tocha de revolta, repressão, bombas e centenas de focos de incêndio. Todos os médicos da cidade foram convocados para atendimento aos feridos e intoxicados pelo bombardeio de gás lacrimogênio que atingiu sobretudo centenas de pessoas encurraladas na estação do metrô próxima do Parlamento. A violência dos conflitos, que deixou um rastro de destruição em todos os equipamentos urbanos do centro da capital, já leva alguns observadores a temerem pelo futuro do governo Papandreu.

 Dele ou de qualquer outro que venha a sucedê-lo, mantido o acordo draconiano assinado com os credores. A população grega condensa um aprendizado que a crise financeira propiciou de forma fragmentada à opinião pública mundial: a lógica das finanças desreguladas é antagônica com a lógica da sobrevivência de uma sociedade democrática. Esse aprendizado fulminante fez da Grécia um ponto de mutação na longa convalescência da crise mundial.

Numa sociedade ferida e espoliada, a sobrecarga de sacrifícios equivalentes a reparações de guerra impostas por tropas de ocupação, mistura-se à consciência do esgotamento de um governo, de um regime e de uma ordem financeira que nada mais tem a oferecer, exceto sacrifício e regressão social. Essa mistura letal pode sustentar uma longa e incontrolável série de rebeliões. Nesta 5º feira o Parlamento pretende votar a implantação proporiamente dita do arrocho exigido pelos credores, pela UE e pelo FMI: inclui-se aí o cronograma de privatizações, demissões, cortes de serviços essenciais, redução de salários e elevação de impostos. A ver.
(Carta Maior; 5º feira, 30/06/ 2011)

NA MINHA OPINIÃO NO DESESPERO OS NEOLIBERAIS EUROPEUS AO NÃO OBSERVAREM UMA DAS SUAS PRÓPIAS TEORIAS QUE CHOMSKY DESCREVE E PUBLICO NO TEXTO AÍ ABAIXO, ESTÃO DESTRUINDO A GRÉCIA.

DAÍ A REAÇÃO DESESPERADA DE UMA POPULAÇÃO DESESPERADA PELO ARROCHO IRRESPONSÁVEL DOS SEUS GOVERNANTES NUMA TOTAL SUBMISSÃO AO DEUS MERCADO E AO FMI E AO NEOCONS EUROPEUS. 

3 – A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário