Minha lista de blogs

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Partido Paraguaio $ocialista o PPS, o apêndice do PSDB/UDN, queria o 2o turno em Governador Valadares qual era o intere$$e?

Em Pernambuco o eleitor não deu um tostão furado pelo chefão do PPS.


Aqui em Governador Valadares o partido deste senhor que dizem era comunista, mas, trabalhava para o governo do ditador Medici e nunca sofreu nehuma perseguição, Estranho não? Queria que a a Justiça considerasse títulos suspensos na contagem dos títulos válidados para que Governador tivesse 0 2o turno, e eles pudessem  encostarem a barriga no balcão e negociar O$ apoio$ à UDN/PSDB.

Deram com os burros n´água:

Governador Valadares -

Agora é oficial. Governador Valadares não terá o segundo turno nas Eleições Municipais de 2012. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) respondeu à reclamação impetrada pelo Partido Popular Socialista (PPS), que solicitava que os títulos em suspenso fossem contabilizados no número total de eleitores valadarenses. De acordo com o TRE, os títulos caracterizados como suspensos realmente não podem ser contabilizados para efeito de totalização do número de eleitores da cidade.

O PPS, por meio do presidente do seu Diretório Municipal, o advogado e especialista em Direito Eleitoral Mauro Bomfim, entrou, em junho, com uma reclamação junto às corregedorias do TRE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando que os cerca de 1.400 títulos suspensos em Valadares fossem contados no número total de eleitores. O objetivo era que, dessa forma, a cidade se tornasse apta a realizar as eleições em dois turnos.

A informação da resposta do TRE foi passada na última quinta-feira pelo juiz eleitoral Marcelo Cândido, também diretor do Foro em Valadares. “O Tribunal [TRE], em resposta ao questionamento do PPS, confirmou que os eleitores suspensos não entram no cálculo total do eleitorado de uma cidade. Para efeito de totalização final, somente são considerados aqueles eleitores que estão aptos a exercer o direito de votar”, explicou Cândido.

Os títulos suspensos são aqueles que pertencem a eleitores que estão cumprindo o serviço militar obrigatório (conscrito); condenados criminalmente com sentença transitada em julgado; condenados por improbidade administrativa ou declarados incapazes para os atos da vida civil (incapacidade civil absoluta), não podendo votar enquanto durarem os efeitos, tendo os seus direitos políticos suspensos — ou seja, não podem votar nem serem votados.

Governador Valadares travou uma intensa luta em busca da possibilidade do segundo turno nas eleições de outubro próximo. Desde 2011, uma parceria entre a Justiça Eleitoral e a Câmara de Vereadores tentou elevar o número de eleitores do município.

O projeto, que recebeu o nome de Cidadania Jovem, realizou visitas a 37 escolas do município e distritos, entre estaduais, municipais e particulares, e ainda a sete entidades de classe. Realizando palestras e prestando esclarecimentos sobre cidadania aos jovens com idade entre 16 e 17 anos, o projeto conseguiu elevar em 4.400 novos títulos o eleitorado de Valadares.

O resultado alcançado pelo Cidadania Jovem levou a população valadarense a prever o segundo turno. O site da Justiça Eleitoral chegou a apontar 200.063 eleitores no município, quando precisava de apenas 200.001. Mas o número não foi suficiente. O alto índice de transferências de eleitores para cidades vizinhas, somado à regularização do número de óbitos, fez despencar para 199.692 o número de eleitores aptos, 309 a menos que o necessário.

Se a Corregedoria do TRE tivesse acatado o pedido do PPS e considerado os 1.400 títulos suspensos, o eleitorado de Valadares subiria para 201.092, habilitando a cidade ao segundo turno nas eleições. Mas isso não aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário